Titan - Joshua KC 274 Promised Land
De
27 de junho de 1999
a 2007
Clique para ver o Pedigree

Titan foi o nosso primeiro Bouvier Bernois. Viveu com nossa família por cerca de oito anos e foi, de fato, um grande amigo. Era um verdadeiro boiadeiro bernês. Seja no porte, na linda pelagem, na marcação tricolor, ou no comportamento ele era um exemplar característico da raça. Tinha uma cabeça maravilhosa e, embora não fosse muito pesado, era um cão harmonioso quando estava parado ou em movimento.
Seus títulos de Campeão e Grande Campeão Brasileiro e de Campeão Pan-americano comprovam que os elogios aqui apresentados não são mera corujisse nossa.
Além da beleza física, Titan era um animal muito equilibrado em seu comportamento. Leal e amoroso com as pessoas da casa e amigos que nos visitavam. Tranqüilo e silencioso, ele era um cão seguro e de excelente índole. Fazia a guarda da casa no período da noite, tomando seu posto na porta principal do imóvel, e durante o dia gostava de cochilar pelos cantos do quintal, quando não estava correndo com a Tarsila, sua companheira das brincadeiras.
Mesmo na sua idade mais madura, gozava de excelente saúde e não aparentava a idade que tinha. Seu olhar sereno e sua cara de meninão, reforçados pela dentição perfeita e pelagem brilhante, sugeriam que ele era mais novo.
Como padreador, Titan passou para seus descendentes as melhores características de sua linhagem suíça, como se pode notar no caso da Augusta - sua filha com a Victória - que também integra nosso plantel.

Fotos

 

Tarsila da Casa dos Barros
Nascimento:
28 de dezembro de 2004
Clique para ver o Pedigree

Uma pesquisa na Internet sobre as raízes de nossa família em Portugal, sobre nosso sobrenome “Barros”, nos levou a um canil de Bouvier Bernois na pequena cidade de Sabrosa, na região do Rio d’Ouro. Na “Casa dos Barros” encontramos uma criação de alta qualidade, estruturada em padreadores e matrizes francesas. É daquele alto de serra que trouxemos nossa linda Tarsila.
Ela é uma cadela de excelente estrutura e marcação, que promete muito como matriz de nosso plantel. Está sempre alegre e brincalhona, esbanjando energia e vivacidade. É carinhosa e segura, decidida e inteligente. Trata-se de uma fêmea descendente de cães de grande porte, reconhecidos em toda a Europa. Com sete meses já pesava mais de 35 quilos, muito bem distribuídos em seu corpo musculoso e forte. Ao mesmo tempo é feminina e meiga nos traços e no comportamento.
Sua primeira participação em exposições – a Especializada do CPBB, com mais de 50 Berneses – confirmou nossa perspectiva de que temos conosco um excelente exemplar. Criadores elogiaram nossa menina e os juízes atribuíram a ela prêmios em todas as pistas. Sua forte estrutura e sua cabeça maravilhosa não passam desapercebidas.
Hoje Tarsila já é uma senhora, mãe de lindos filho. Mas mantém a jovialidade a robustez e a expressão atenta.

Fotos

 

Victória - Didi da Giulia do BC Bernese
Nascimento:
27 fev 2001
Clique para ver o Pedigree

Victória (ou Tóia, como também é chamada) integra o nosso plantel, em uma parceria com nossa amiga Elizabeth Takitani. É a mãe de nossa Augusta e de outros sete lindos berneses.
Trata-se de um belo exemplar da raça, que traz em seu pedigree cães de refinada linhagem, como é o caso de seus avós Guru V.D. Schurmatt e Ventus Von Alpentraum e de seus bisavós Tristan Von Bernerliebe e Derry Vom Zalglï, que também é avô do Titan. Uma cadela de estrutura sólida e expressiva beleza.
O que mais chama a atenção na Victória é o seu comportamento seguro e equilibrado, seu jeito amoroso e tranqüilo, sua inteligência e docilidade. Ela forma com o Titan um casal ideal, transferindo à sua prole a desejável índole amiga do Boiadeiro Bernês. Tal caráter e carga genética ficam evidentes na fácil adaptação dela própria e de e alguns de seus descendentes a atividades de Pet-terapia (veja link nesta página).
Embora ela não tenha títulos obtidos nas pistas – até porque nunca participou de exposições – temos orgulho de ter Victória em nosso plantel; ela é uma campeã em simpatia e lealdade para todos os que têm o prazer de com ela conviver. Parabéns à amiga Elizabeth pela Victória.

Fotos

 

Augusta des Titans de Lumi (Guta)
Nascimento:
21 de junho de 2005
Clique para ver o Pedigree

Augusta nos encantou desde os primeiros dias de vida. Foi a segunda a nascer de uma bela ninhada de oito filhotes, vindos do cruzamento do Titan com a Victória. Seu comportamento é seguro e confiante, alegre e amoroso. Sua bela estrutura e marcação fazem dela uma fêmea de grande beleza, que sintetizou em si o melhor de seus pais.
Ativa e, ao mesmo tempo, pacífica, Augusta é muito expressiva, cheia de caras e bocas. Ela é uma simpatia em pessoa (opa, em cadela) e está sempre interagindo com as pessoas (e cães) que a cercam.
Sua condição saudável, evidente na movimentação hamoniosa e aprumos ferfeitos que apresenta, dão à Guta as credenciais de uma matriz de primeira linha. Isso ficou comprovado no nascimento de cinco belos bebês de sua primeira ninhada (dos quais reservamos duas fêmeas para o nosso plantel: Cléo e Capitu).
Sua cabeça bem desenhada e expressiva, sua pelagem sedosa e macia e sua forte musculatura são alguns de seus muitos predicados. Guta vive em Curitiba, com nosso mano Mário, com a Mercedes e o Biel (pois não convinha que ela morasse com o pai, Titan, sob o risco de um acasalamento indevido). Lá faz a alegria da casa e encanta as pessoas que os visitam.

Fotos

 

Bartholomé des Roches du Mettey (Barthô)
Nascimento:
17 de fevereiro de 2006
Clique para ver o Pedigree

Barthô é nosso atual padreador. Ele veio do Roches du Mettey um dos melhores canis Franceses, localizado na região do Jura, que faz fronteira com a Suíça e Alemanha.
Trata-se de um exemplar de excepcional genotipia, que traz em sua linhagem cães de grande porte e forte estrutura. Filho do enorme Tarcius, principal padreador do canil Beertjes Hof, da Bélgica, e da bela Tarkan, ele é neto de Paul du Ruisseau Ensoleille, por parte de pai, e de Ferris Von Der Holderstockhöhe, por parte de mãe, dois exemplares que são referência de qualidade na Europa.
Quanto à fenotipia, nosso amigão também reúne excelentes características. Seu porte avantajado já ficava evidente desde cedo. Com três anos de idade, ele pesa 56 kg, compostos por muita ossatura e musculatura, que se somam aprumos e angulações e a uma belíssima pelagem, com marcação simétrica. Seu comportamento é seguro e alegre, carinhoso e brincalhão.
Esperamos que sua presença no Brasil contribua para o aprimoramento da raça em nosso país. Para conhecer um pouco das origens do Barthô, visite os sites:
www.elevagemettey.com, www.bernerbeertje.com.

Fotos

 

Cecy des Roches du Mettey
Nascimento:
20 de agosto de 2007
Clique para ver o Pedigree

Além de bela, Cecy é a alegria em pessoa (opa, em cadela). Ela veio do mesmo Canil de onde veio o Barthô, o Roches Du Mettey, que fica na região nordeste da França. De linhagem Alemã e Sueca, essa linda fêmea não pode ser usada para reprodução, pois suas chapas radiográficas acusaram a existência de displasia, embora seus prumos sejam excelentes (uma surpresa para nós, pois seus pais e avós eram totalmente isentos dessa enfermidade de natureza genética). Hoje Cecy vive com nossos amigos Mário e Vera e com seu companheiro de brincadeiras, Berlioz, que também integra nosso plantel. Eles costumam passear no Parque da Aclimação, contagiando as pessoas com muita simpatia.

Fotos

 

Berlioz des Titans de Lumi
Nascimento:
06 de dezembro de 2008
Clique para ver o Pedigree

A qualidade de seus pais, Barthô e Tarsila, e o desejo de preservar essa excelente linhagem européia no sangue dos Titans de Lumi que ainda virão, nos levaram a manter o belo Berlioz no plantel do nosso canil. No entanto, para que ele não viesse a cruzar com sua mãe ou irmã, optamos em entregá-lo aos cuidados de nossos amigos Mário e Vera, que cuidam dele com muito carinho e atenção, juntamente com a querida Cecy. Sua marcação perfeita, simétrica e bem proporcional, sua pelagem volumosa e ótimos aprumos nos fazem apostar nesse meninão e esperar seu crescimento com grande expectativa. Seu comportamento bem equilibrado e carinhoso também são qualidades que merecem ser cultivadas nas fututras gerações de Boiadeiros Berneses.

Fotos

 

Belledonne des Titans de Lumi (Bellinha)
Nascimento:
06 de dezembro de 2008
Clique para ver o Pedigree

Belinha é, de fato, muito bela. Na verdade, seu nome de registro é em homenagem à cidade de Grenoble, onde Laan morou por um período. A cidade, que fica na região dos Alpes Franceses, é cercada por três grandes cadeias de montanhas nevadas, uma delas se chama Belledonne. Ela é filha de nossa querida Tarsila e do charmoso Barthô, cães que trouxemos da Europa e que reúnem as melhores linhagens Francesas e Suíças. Ao completar seis meses, Belinha já estava quase do tamanho da mãe; cresce com muita saúde e disposição para as brincadeiras. Ela é muito inteligente e carinhosa, atenta e ativa, segura e interativa. Vejamos como ela chegará à vida adulta, na torcida para que ela se converta em uma boa mamãe.

Fotos

 

Drummond du Haras de la Vergne
Nascimento:
29 de dezembro de 2008
Clique para ver o Pedigree

A aquisição de Drummond e Europa reflete nosso desejo de contribuir para o aprimoramento da raça Boiadeiro Bernês no Brasil. Após visitar vários criadores na França e Suíça e freqüentar diversas exposições de cães no velho continente, decidimos trazer para o Brasil cães do Haras de la Vergne, o canil mais premiado da França e de uma cuidadosa seleção da matrizes. Drummond é filho do super-campeão Vanadis e da belíssima Briac a Brac, como o pai, apresenta uma movimentação harmoniosa e uma pelagem abundante que valoriza sua marcação perfeita. É preciso esperar seu crescimento para conferir se nossas expectativas serão confirmadas. Cuidemos bem, dessa jóia rara.

Fotos

 

Europa du Haras de la Vergne (Cherrie)
Nascimento:
15 de janeiro de 2009
Clique para ver o Pedigree

Europa é, de fato, cherrie. Querida mesmo. Ela é tão simpática e charmosa que é impossível ficar indiferente com sua presença. Assim como o Drummond, a aquisição dessa linda femeazinha reflete nosso desejo de trazer para o Brasil linhagens importadas, vindas linhagens européias. O que não falta na nossa amiguinha é carinho, fofura e segurança. Desde pequena vem pedir cafuné colocando sua cabeça em nossas pernas. Não somente ela se destaca por sua índole, mas também por sua ossatura e marcação, com seu belo rosto e as quatro patas igualmente marcadas no ponto certo. Essa, com certeza, ainda conquistará muita gente.

Fotos

 

Cleópatra des Titans de Lumi (Cléo)
Nascimento:
06 de março de 2009
Clique para ver o Pedigree

Desde o primeiro dia de vida, Cléo nos impressionou pelo seu grande porte, robustez e energia. O nome lhe cai bem; pois sua altivez é mesmo de uma rainha, encantadora. Ela é neta do nosso saudoso Titan e da Victória, e deles traz, além da beleza, a inteligência e o equiíibrio no comportamento. Filha da querida Guta, uma linda fêmea, alegre e carinhosa, com o grande e forte Dalton, um cão Belga que veio de um dos melhores canis da Europa, o Stokerybos. Cléo vive com sua mãe, em Curitiba, na casa de nosso mano Mário, da Mercedes e do Biel, garantia de ótimos cuidados carinho e crescimento saudável. Temos grandes expectativas com esta pequena (que, na verdade, é bem graúda, tendo alcançado 26 kg ao completar quatro meses de vida), que acrescenta qualidade ao nosso plantel. Ela já é resultado de um processo de criação planejada, feito a partir da seleção de linhagens e da busca de qualidades que se complementam entre matrizes e padreadores. Seu excelente porte e seus aprumos perfeitos, somados a uma forte ossatura e cabeça imponente, além de bela pelagem, indicam que temos na Cléo uma promissora matriz.

Fotos

 

Capitu des Titans de Lumi (Pituca)
Nascimento:
06 de março de 2009
Clique para ver o Pedigree

Capitu é a cara da mãe, nossa querida Guta. Aqui vale, literalmente, a expressão "cara de uma, focinho da outra". Tem um olhar muito expressivo e um comportamento seguro e alegre. Ela é irmã da robusta Cléo, filhas da mamãe Guta com o grande Dalton, um cão Belga que veio do famosso Canil Stokerybos, ela traz para a gente a linhagem do saudoso Titan e promete para o futuro belos descendentes. Grande a ativa, forte e meiga, a charmosa Capitu (ou Pituca) vive com a vovó Victória, na gostosa casa de nossa amiga Beth, na Serra da Cantareira, zona norte de São Paulo, o que nos permite visitas frenquentes.
Fruto de um cruzamento bem planejado, que combina qualificadas linhagens européias, Capitu tem excelentes estrutura e angulações e a uma belíssima pelagem, com marcação simétrica. Sua presença em nosso plantel nos permite sonhar com belos exemplares de Bouviers Bernois em um futuro próximo.

Fotos